Registros de Marcas

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A SUA MARCA.

Garanta sua exclusividade

Elimine o risco de perder a sua marca

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Registro da Marca.

O Registro da marca é uma etapa muito importante para o empreendedor, mas infelizmente a maioria deles acaba deixando essa etapa de lado.

O Registro é realizado perante o instituto Nacional da Propriedade Intelectual - INPI, órgão governamental que tem por finalidade executar, no âmbito nacional, as formas que regulam a Propriedade Intelectual.

Para te ajudar a entender o porquê você deve registrar sua marca, selecionamos 5 motivos:

  1. Direito ao uso exclusivo da marca;
  2. Proteção contra cópias ou uso indevido por terceiros;
  3. Evita o risco de ter que mudar sua marca e perder todo o investimento realizado;
  4. Credibilidade e fortalecimento da sua marca;
  5. Possibilidade de vender, franquear ou licenciar sua marca;
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    Fases do Registro.

    1. COLETA DE INFORMAÇÕES: Através do contato inicial, Iremos solicitar maiores informações para compreendermos mais sobre a sua marca e do seu negócio;
    2. ANÁLISE DE VIABILIDADE (SEM CUSTO PELA SOLM): Com base nas informações coletadas faremos a análise de viabilidade para verificar se sua marca é registrável e está disponível e os riscos;
    3. TAXA GRU DO INPI: iremos emitir guia GRU junto ao INPI para liberação da petição do serviço;
    4. PROTOCOLO: Após o envio do comprovante do pagamento da taxa, iremos depositar o pedido do registro da sua marca;
    5. ACOMPANHAMENTO: Iremos acompanhar o seu pedido durante todo o tempo até a decisão final (que pode durar até 12 meses ou mais). Nessa fase o INPI irá analisar o pedido, publicará prazo para eventual oposição de terceiros.
    6. DEFERIMENTO: Com deferimento, conforme solicitação do INPI, enviaremos guia GRU para pagamento referente a taxa que garante que você tenha o registro pelos próximos 10 anos, COM A EXPEDIÇÃO DO CERTIFICADO DE REGISTRO.

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    • O que é marca?

      Marca é um sinal visual que permite distinguir os produtos e/ou serviços de uma empresa dos produtos e/ou serviços de outras empresas, tratando-se de um bem incorpóreo cujo principal valor reside no prestígio e na reputação que representa.

    • Quais são os tipos de marca?

      As marcas são classificadas quanto a sua natureza e quanto a forma de apresentação.

      Quanto à sua natureza:

      • Marcas de produtos ou serviços: servem para distinguir produtos ou serviços de outros congêneres de origem diversa.
      • Marca de certificação: servem para atestar a qualidade de produtos ou serviços, sendo atribuída por institutos técnicos.
      • Marca Coletiva: A função é garantir a qualidade, origem e natureza de certos produtos ou serviços de membros de uma determinada entidade.

      Quanto a forma de apresentação:

      • Nominativa: formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números.
      • Figurativa: constituída por desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, e palavras compostas por outros alfabetos.
      • Mista: combina elementos nominativos e figurativos.
      • Tridimensional: pode ser considerada quando a forma ou a embalagem de um produto é capaz de distingui-lo de outros produtos semelhantes.
    • O que eu preciso saber para registrar a minha marca?

      O INPI disponibiliza uma Classificação Internacional de Produtos e Serviços de NICE (NCL), onde consta uma lista de 45 Classes com os mais diversos produtos e serviços. Você pode conferir neste link tais informações: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/classificacao-marcas

      Assim, é de suma importância que você saiba em qual ramo ou o quão abrange o seu produto ou serviço:

      Por exemplo:

      MARCA XXXX Cosméticos

      Abrange: Produtos para cabelo, E-commerce e Salão de beleza.

      Partindo dessa análise, verifica-se que foram identificadas três classes, razão pela qual seria necessário a realização de 03 registros junto ao INPI.

    • O que é o registro de marca?

      O registro de marca é um certificado emitido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) ao titular da marca ao qual garante o direito de propriedade e uso exclusivo de determinada marca e a proteção contra o uso indevido ou cópia da marca por terceiros.

    • Quem pode registrar a marca?

      O registro de marca pode ser feito por qualquer pessoa física ou jurídica como empresas, MEIs, startups, entidades e associações desde que disponham de um serviço ou produto.

    • Quanto custa um registro de marca junto ao INPI?

      O INPI cobra duas taxas que são obrigatórias, independentemente da empresa contratada.

      A primeira, para dar entrada no pedido, varia entre R$ 142,00 e R$ 415,00 conforme o porte do solicitante quando entrar com o pedido do registro.

      Já a segunda, para a concessão e emissão de Certificado de Registro, varia entre R$ 298,00 e R$ 745,00 de acordo com o tipo societário quando o pdido for aceito.

      Vale ressaltar que, outras taxas podem ser cobradas em casos de incidentes como oposições e recursos.

      Confira as taxas neste link : https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/tabelas-de-retribuicao/tabela-marcas.pdf

    • Qual o prazo de validade do registro de marca?

      O registro de marca no Brasil tem a duração de 10 anos após a concessão do registro de marca. Sendo que, ele pode ser prorrogado a cada 10 anos quantas vezes o titular da marca desejar.

    • O registro de marca é valido para outros países?

      Não. Como o INPI é um órgão nacional, o registro de marca só é válido em território nacional. Contudo, é possível o registro de marca em outros países que é feito mediante Protocolo de Madri ou órgãos internacionais.

    • Quando usar o símbolo de marca registrada?

      O símbolo de marca registrada, que é representado por uma letra “R” maiúscula dentro de um círculo, indica que a marca é certificada e protegida pela Lei de Propriedade Industrial.

      Assim, muitas marcas utilizam esse símbolo como uma validação visual para mostrar que a marca é registrada no INPI.

    • Como saber se a minha marca é registrável?

      Para saber se uma marca pode ser registrada, é realizado uma análise de viabilidade. Essa análise consiste em definir a estratégia completa para o sucesso do registro de marca. Você ainda pode realizar uma pesquisa junto ao site do INPI.

    • O que acontece se o nome da minha empresa já estiver registrado?

      Fique tranquilo. Antes de iniciar com o pedido ao INPI, a SOLM realiza uma análise de viabilidade para verificar se a sua marca é registrável e nível de risco no caso de registro. Sempre instruímos e auxiliamos nossos clientes para as melhores soluções desse problema.

    • O que acontece se eu não registrar minha marca?

      Você corre o risco de perder a sua marca e amargar diversos prejuízos. No Brasil, a única forma de garantir exclusividade legal sobre a sua marca é através do registro de marca no INPI. Caso não haja o registro, é possível que você perca o seu nome e a sua identidade visual caso alguém registre antes que você.

    • Minha empresa é registrada na Junta Comercial. Ainda preciso registrar no INPI?

      Sim. O registro na Junta Comercial não possui relação com a propriedade da marca, ou seja, ele não protege a sua marca.

    • Caso eu não registre minha marca, posso perder o @ do meu Instagram ou o meu domínio?

      Esse risco existe. A única forma de garantir que a marca seja sua é por meio do registro de marca. Portanto, se alguém registrar a sua marca antes que você, ela terá o direto de propriedade e uso exclusivo até mesmo nas redes sociais e sites, sendo grandes as chances de você alterá-los.

    • Posso registrar nome próprio como marca?

      Sim. Não há nenhum impedimento legal em colocar nome próprio como marca. A única ressalva é que eles só podem ser utilizados com o consentimento do titular do nome.

    • Quais as vantagens de registrar uma marca?

      As principais vantagens do registro de marca são:

      • Direito ao uso exclusivo da marca;
      • Proteção contra tentativas de roubo de marca, uso indevido, concorrência desleal e até fraudes;
      • Evita o risco de ter que mudar a marca e perder todo o investimento realizado;
      • Gera credibilidade e fortalecimento da marca;
      • Possibilidade de vender, franquear ou licenciar a marca.
    • Qual a diferença entre registro de marca e patente?

      Enquanto a marca está interligada com o direito de uso exclusivo sobre sinais distintivos visualmente perceptíveis como nome e logotipo e ao direto, a patente está ligada com o direito de lucro sobre invenção (criação) e modelo de utilidade (nova configuração na forma externa do objeto ao qual o torna eficiente).

      Portanto, o registro de patente trata não só de proteger uma simples ideia, mas também um projeto inovador concreto que possa trazer resultados econômicos.

      Além disso, a duração do processo de uma patente tende a demorar mais e o prazo de validade são distintos.

    • Quais as etapas de um registro de marca?

      A SOLM preliminarmente realiza uma coletânea de informações, uma formalização e a análise de viabilidade para que o registro de sua marca tenha sucesso.

      Após isso, iremos acompanhar todo o processo que consiste em:

      • Emissão e pagamento de guia;
      • Preenchimento do formulário eletrônico e protocolo do pedido;
      • Publicação do pedido de registro;
      • Conclusão do prazo de oposição;
      • Exame de mérito que é quando o técnico do INPI vai analisar a possibilidade de registro de fato;
      • Deferimento do pedido de registro. Em casos de indeferimento, cabe recurso e a SOLM SOLUTIONS também estará com você;
      • Pagamento da guia para concessão do registro;
      • Concessão e expedição do certificado de registro com validade de 10 anos.

      Depois disso tudo, a sua marca será sua legalmente.

    • Qual a documentação necessária para registro de marca?

      Para a pessoa física solicitar um registro de marca é necessário a cópia do RJ e do CPF, além de documentos que comprovem a sua ocupação profissional como carteira do órgão de classe ou conselho profissional.

      Já para as pessoas jurídicas, é preciso da cópia do CNPJ, contrato social e dos documentos do representante da empresa que solicitará o registro.

      Em casos de terceiros como uma empresa especializada, é necessária uma procuração e os demais documentos acima.

      Lembrando que é necessário, ainda, o comprovante de pagamento da Taxa GRU junto ao INPI.

    • É obrigatório contratar um profissional para registrar minha marca?

      Não. O próprio empreendedor pode realizar o registro de marca. Porém, é recomendável a assistência de um profissional especializado devido a complexibilidade e grande relevância do Registro de Marca.

    • O processo do registro de marca é online?

      Na SOLM o processo do registro de marca é totalmente online. Estamos 100% à disposição para nossos clientes através dos nossos canais.

    • Quanto tempo dura o processo de registro de marca?

      Geralmente, o processo dura em torno de 10 a 12 meses sem oposição e recurso, devido à grande demanda de pedidos e à alta burocracia. Esse período pode se estender, quando há oposição de terceiro, ou, caso seja indeferido o pedido e apresentado recurso.

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